Foram selecionadas as 4 startups vencedoras da 7ª edição do Santa Casa Challenge, num evento final que decorreu presencialmente na Casa do Impacto na passada sexta-feira, dia 22 de abril.

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As 10 candidaturas selecionadas para a fase final apresentaram o seu pitch a um júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto; Filipa Sacadura – Secretária-Geral da Lisboa E-nova; João Meneses – Secretário Geral do BCSD Portugal; Ricardo Lima, Head of startups da Web Summit e Sérgio Ribeiro, Founder e CEO da Planetiers World Gathering.

Sob o tema: “Os novos desafios na educação e no trabalho para a transição digital e ação climática” e com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 4 – Educação de Qualidade, 8 – Trabalho digno e crescimento económico, e/ ou 13 – Ação Climática, o júri deliberou as 3 soluções vencedoras.

Representantes das 3 startups vencedoras da 7ª edição do Santa Casa Challenge

Em 1º lugar ficou a AirCO2, uma solução chave-na-mão para calcular, reduzir e compensar a pegada de carbono.

A AirCO2 é uma ferramenta que permite a empresas e organizações calcular, reduzir e compensar a pegada de carbono em tempo real e de forma automática. A inteligência artificial que utiliza permite calcular onde está concentrada a maior pegada de carbono e registá-la através de um sistema de software que integra a leitura dos dados bancários.  Com o objetivo de melhorar a sua performance de gestão ambiental e financeira impulsiona assim empresas e organizações, a tronarem-se “net-zero”.

Uma empresa é considerada Net Zero quando atinge seu objetivo de redução do conjunto de emissões de gases com efeito de estufa. Para tal, entre outras coisas, utilizam-se sumidouros de carbono, que são depósitos naturais (florestas e oceanos) ou artificiais, que absorvem o carbono da atmosfera e contribuem para reduzir a quantidade de CO2 no ar.

Na lógica de sumidouros de carbono, surge a oferta para proprietários de terrenos particulares, que poderão “ver o seu dinheiro crescer em árvores”. Os valores estimados por tipo de árvore podem ser consultados no website da AirCo2.

As organizações podem subscrever um de 3 planos possíveis (Curioso; Go-Green e Pró-Zero) com valores e especificações que também podem ser consultadas em detalhe no seu website. A AirCo2 emite ainda certificados de pegada de carbono a todos os seus clientes.

 

Hephaesnus, Beebio e Growln 

No 2º lugar ficou colocada a Hephaesnus, uma solução de prevenção e eficiência no combate a incêndios florestais.

E empatados em 3º lugar ficaram:

Beebio, uma ferramenta tecnológica de educação híbrida (Edtech) que visa melhorar a experiência de ensino e aprendizagem nas STEAM (áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e promove a conservação da biodiversidade local.

Growln, um sistema autónomo para produção agrícola em espaços urbanos, com recurso a sensores, inteligência artificial, e ainda alertas para momentos importantes do ciclo de vida da produção.

 

Prémios

  • > O grande vencedor levou consigo um cheque de 15 mil euros para desenvolver a sua ideia de negócio.
  • > O 1° e o 2° classificados, um pack de incubação na Casa do Impacto para 2 elementos por equipa, pelo período de 1 ano.
  • > O 1º, 2º e 3º classificados, receberam ainda Alpha Packs Web Summit 2022 – evento no qual terão a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio ao mundo.

O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

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Floresta ao por do sol